Mandamento 4 – Creiam em mim - Ame o Senhor de Todo o Seu Coração!

Breaking

Facebook

BANNER 728X90

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mandamento 4 – Creiam em mim

                   Mandamento 4 – Creiam em mim


MANDAMENTO 4








Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
(João 14.1)
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. (João 14:11)
Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. (João 12:36)
Jesus disse a Tomé: coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no lado. Pare de duvidar e creia. (João 20.27)
Por que Jesus ordena que creiamos nele? Qual o verdadeiro significado de crer nele? Jesus nos dá esse mandamento porque todos os seres humanos estão em situação desesperadora, e somente Ele pode resgatar-nos. Jesus nos dá esse mandamento porque, sem Ele nada podemos fazer; precisamos recorrer a Ele em busca de ajuda. Só Jesus pode salvar-nos desse perigo, e Ele ordena que creiamos nele, para o nosso bem. Esse resgate pode ser comparado a um bombeiro que encontra alguém quase inconsciente dentro de um prédio em chamas e pronto a desabar. Ele atira a manta térmica para a vítima, levanta-a do chão e diz: “Fique imóvel enquanto eu carrego você. Não se mexa. Não tente me ajudar. Vou tirar você daqui, Deixe por minha conta. Confie em mim”.
A SITUAÇÃO DESESPERADORA EM QUE NOS ENCONTRAMOSEvidentemente, a maioria das pessoas não necessita do resgate de um bombeiro divino. Então, qual é a situação desesperadora da qual só Jesus pode resgatar? Jesus explica desta forma (observe as palavras “pereça” e “condenar” e a expressão “ira de Deus”):
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. [...] Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanecerá sobre ele. (João 3:16-18,36)
Encontramos-nos em situação desesperadora, diz Jesus, porque estamos sob a ira de Deus. Esse é o preço de nosso pecado (v.Mandamento 2). Deus é justo, e sua ira se acende apenas contra as atitudes e comportamentos humanos que depreciam seu valor e o tratam com menosprezo. Todos nós já fizemos isso. Na verdade, fazemos isso todos os dias.
DEUS ENVIOU JESUS PARA MORRER EM NOSSO LUGAR
A verdade maravilhosa é que Deus enviou seu filho Jesus ao mundo, não para acentuar nossa condenação, mas para resgatar-nos dela. E, para resgatar-nos, Jesus tomou sobre si essa condenação e morreu em nosso lugar. Jesus não exigiu de nós atos heróicos de penitência, apenas ordenou que confiássemos nele. Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas.” (João 10.11)
Isso quer dizer que a morte de Jesus foi proposital. Ele morreu em nosso lugar.
Jesus afirmou ser o cumprimento de uma profecia espantosa registrada em Isaías 53 (comp. Lucas 22:37 com Isaías 53:12). Isaías profetizou, 700 anos antes da vinda de Jesus ao mundo, que um Servo do Senhor morreria por seu povo.
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. (Isaías 53:4-6)
Jesus ordena que creiamos nele porque, sozinhos, não podemos fazer nada para livrar-nos da ira de Deus. Jesus tornou-se nosso substituto. Deus imputou a Jesus os pecados que nos trariam condenação. O amor de Deus planejou esta substituição extraordinária: Jesus sofreu o que merecíamos padecer para que pudéssemos usufruir o que ele merecia – a vida eterna. Pra usufruir essa vida, precisamos crer em Jesus. Foi o que ele disse: “Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna” (João 6:47; v. Lucas 8:12).
QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE CRER EM JESUS?
Não há, portanto, muitas perguntas mais importantes que esta: qual o verdadeiro significado de crer em Jesus? Significa, acima de tudo, crer na veracidade de certos fatos históricos. Quando o discípulo chamado Tomé duvidou que Jesus houvesse ressuscitado fisicamente, o Mestre aproximou-se dele e disse: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia.” Jo.20.27. Crer não significa dar um salto no escuro. A fé tem fundamento e conteúdo. Baseia-se em fatos históricos. No entanto, crer em Jesus significa mais que conhecer fatos verdadeiros acerca de Jesus. Significa confiar nele como a pessoa viva que Ele realmente é. Foi por isso que Jesus, com simplicidade, pediu que crêssemos nele: “… creiam em Deus; creiam também em mim.” (João 14.1; v. Mateus 18:6). Crer em Jesus é mais que crer em fatos acerca de Jesus. Nós devemos confiar nele.
ESTAR SATISFEITO COM TUDO O QUE DEUS É POR NÓS EM JESUSObserve que Jesus não se oferece a nós como mero resgatador em quem devemos confiar, mas como água viva para saciar a sede. Ele também se oferece a nós como Pastor – (Mateus 26.31),  Noivo (Mateus 9.15), Tesouro (13.44), Rei (João 18.36), e assim por diante. O que significa crer em Jesus como doador da água da vida? Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba… mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 7.37 e 4.14). Em outra ocasião Jesus estabeleceu uma ligação entre beber essa água crer nele e aproximar-se dele: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vir a mim nunca terá fome, aquele que crer em mim nunca terá sede.” (João 6.35). Em outras palavras, crer em Jesus e beber a água da vida eterna tem o mesmo significado.
Crer em Jesus quando ele se oferece a nós como doador da água da vida, não significa simplesmente crer que essa água dá vida. A água dá vida quando a bebemos. Jesus dá vida quando confiamos nele. Portanto, confiar em Jesus como água significa beber a água. Significa receber Jesus e toda graça de Deus que dá vida, graça que vem a nós por meio dele. “Quem recebe vocês recebem a mim, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Mateus 10.40;  v. João 13.20). Crer em, Jesus implica beber a Jesus como a água da vida que sacia a sede da alma. Significa apreciar tudo o que Deus é por nós em Jesus e estar satisfeito com isso.
A FRACA ILUSTRAÇÃO DO BOMBEIRO
A ilustração que usei a respeito de confiar no bombeiro é insuficiente. É verdadeira até certo ponto. Jesus é um resgatador. Precisamos ficar imóveis, sem nos mexer e deixar que ele nos leve a um local seguro, afastado da ira de Deus. Mas é possível confiar num bombeiro por quem não temos nenhuma admiração. Talvez ele seja um adúltero e beberrão nos dias de folga. Ele não nos pede que creiamos nele por tudo que ele é, nem que o recebamos ou admiremos sua vida. Jesus, no entanto, pede isso. Ele é muito mais que um resgatador. Por isso, crer nele significa muito mais que confiar em sua capacidade de resgatador.
Jesus veio não apenas para nos resgatar da condenação, mas também para que usufruíssemos a vida eterna, e isso significa que, em Jesus, podemos sentir tudo o que Deus é para nós. Ele disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Ele sabe de que precisamos muito mais que nós mesmos. Precisamos ser resgatados da ira de Deus e estabelecer um relacionamento com Deus que satisfaça nossa alma. Foi isso que Jesus veio conceder, e essa dádiva chega a nós apenas de uma forma: crendo nele. É esta a razão de ele ordenar ao mundo: “Creiam em mim”.
Para refletir
  • O que significa crer em Jesus?
  • O texto compara o mandamento de crer a uma pessoa sendo salva de um incêndio. Considerando essa comparação, porque precisamos crer em Jesus? Do que ele nos salva?
  • Qual é a relação entre crer em Jesus e alcançar a vida eterna?
  • Crer em Jesus é também recebê-lo como doador da água da vida. O que isso significa?
  • Por que a comparação com o bombeiro é insuficiente, segundo o autor?

Livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”

   Autor: John Piper – PREFÁCIO DE CARLITO PAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário