Mandamento 7 – Permaneçam em mim - Ame o Senhor de Todo o Seu Coração!

Breaking

Facebook

BANNER 728X90

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mandamento 7 – Permaneçam em mim

Mandamento 7 – Permaneçam em mim

MANDAMENTO 7
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”. (João15.4)
 “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor”. (João 15.9)
 “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8.31,32)
As ordens de Jesus são para a vida inteira. Não se restringem a decisões isoladas de arrepender-se, aproximar-se dele, crer nele, amá-lo ou ouvi-lo. Todas as ordens têm prosseguimento. A transfor­mação pelo arrependimento é contínua. A aproximação com Jesus é contínua. Crer nele o tempo todo é um ato contínuo. Ouvir suas palavras como fonte diária de vida espiritual também é um ato con­tínuo. Jesus ordena que nossa mente e nosso coração estejam em sintonia com ele todos os dias de nossa vida.
Um encontro com Jesus no passado que não tenha tido conti­nuidade em nossa vida foi um encontro falso. Quando Jesus decla­ra: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeira­mente serão meus discípulos” (João 8.31), ele está dizendo que, se não permanecermos, não seremos seus discípulos de verdade, e o oposto de discípulos verdadeiros é discípulos falsos. É o que seremos, se confiarmos em experiências passadas, sem uma consagração con­tínua a Jesus.
A CONTINUIDADE DO ENCONTRO COM JESUS
O mandamento “Permaneçam em mim” foi uma das formas que Jesus usou para ensinar a necessidade de uma consagração contínua. Não existe nada especificamente de religioso na palavra “permanecer”. Na linguagem do Novo Testamento, é um verbo comum que designa “ficar”, “continuar” e, às vezes, “habitar”. Jesus queria dizer: “Fiquem comigo. Continuem comigo. Habitem em mim” Nosso encontro com Jesus deve durar a vida inteira. O contexto desse mandamento é a analogia da videira e seus ramos. Jesus compara-se à videira, e nós somos os ramos.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (João 15:4,5)
Essa ilustração ajuda-nos a compreender o que Jesus quer dizer com “permanecer nele”, O ponto principal da analogia é que o poder de produzir frutos, ou seja, o poder de viver uma vida frutífera de amor semelhante ao amor de Cristo (v. 12), flui de Jesus, se estivermos vitalmente ligados a ele. Seremos semelhantes a um ramo ligado à videira, da qual flui toda a seiva que sustenta a vida e produz frutos. Jesus diz claramente que ele é o poder de que necessitamos para ter uma vida produtiva. Ele diz: “… sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma” (v. 5). Permanecer em Jesus significa estar ligado a quem dá vida e poder, ao ramos que produz frutos – Jesus.
A CAUSA DE TODO O BEM, MOMENTO APÓS MOMENTO
Jesus, portanto, ordena que ele seja a causa de todas as boas coisas de nossa vida, momento após momento: “… sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Coisa alguma! Verdade? Bem, podemos pecar, parar de produzir bons frutos e perecer sem ele. Mas não é o que ele promete produzir. Ele quer dizer: “Sem mim, vocês não podem fazer nada que seja verdadeiramente bom, que honre verdadeiramente a Deus e exalte a Cristo. Sem mim, vocês não podem humilhar a si mesmos nem ser eternamente úteis aos outros”. Permanecer em Jesus significa estar vitalmente ligado, hora após hora, àquele que produz em nossa vida tudo que ele ordena. Só Jesus é capaz de fazer isso.
SE PERMANECERMOS, PRODUZIREMOS FRUTOS
Em termos práticos, o que isso significa no dia-a-dia? O que sig­nifica “estar vitalmente ligado”? Como fazer isso? Antes de tudo, é preciso deixar claro que permanecer em Jesus não é o mesmo que produzir frutos ou obedecer aos seus mandamentos. Produzir frutos e obedecer aos mandamentos são consequências de permanecer. Se permanecermos, produziremos frutos. Jesus não se contradiz quando afirma: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor … ” (v.10). Não significa que obedecer aos seus mandamentos seja permanecer em seu amor. Seria o mesmo que dizer: frutificar é estar ligado à videira. Não. Frutificar é consequência de estar ligado à videira. Uma coisa é diferente da outra. Jesus quer dizer que, se não obedecermos aos seus mandamentos, isto é, se não produzirmos o fruto do amor (porque o amor é a soma de todos os seus mandamentos, v. 12), não permaneceremos nele. A verdade se destaca: “Se alguém perma­necer em mim [ ... ] dará muito fruto ” (v. 5). Portanto, a resposta à pergunta: “Como permanecemos em Je­sus?” não é “porque produzimos frutos” nem “porque obedecemos aos mandamentos”. Isso foge à questão principal, que é saber como produzir frutos. A resposta é: permanecendo em Jesus. E a pergunta continua: como permanecemos em Jesus e o que isso significa no dia-a-dia?
EM TERMOS PRÁTICOS, COMO PERMANECEMOS EM JESUS?
 Jesus faz uso de duas outras expressões semelhantes que apontam para a resposta. Ele se refere a permanecer em seu amor. E também a permanecer em suas palavras. Ambos indicam que permanecer é confiar continuamente na verdade das palavras de Jesus e na certeza de seu amor.
PERMANECER SIGNIFICA CONFIAR NO AMOR DE JESUS
 Não permanecer no amor de Jesus significa deixar de acreditar que somos amados por ele. Olhamos para nossos problemas – persegui­ção, enfermidade, abandono – e concluímos que não somos mais amados por Jesus. Isso é o oposto de permanecer no amor de Jesus. Permanecer em seu amor significa crer continuamente, momento após momento, que somos amados. Tudo que entra em nossa vida sob a autoridade soberana de Jesus (Mateus 8.8) faz parte de seu amor por nós. Se for agradável,  ele diz: “É assim que meu Pai cuida das aves do céu e dos lírios do campo; vocês têm muito mais valor que eles” (v. Mateus 6:26-30). Se for uma experiência dolorosa, ele diz: “Não tenham medo, o pior que poderá acontecer é a morte, e eu venci a morte. Estarei com vocês até o fim dos tempos, e vocês serão recompensados na ressurreição dos justos” (v. Mateus 10:28; 28.20; João 11.25,26; Lucas 14.14). Permanecer em Jesus significa  confiar que isso é verdade – e vale para você. Significa  viver essa verdade momento após momento. Ela flui em nós como a seiva flui em num ramo. Nós a recebemos e somos sustentados por ela todos os dias de nossa vida.
PERMANECER SIGNIFICA CONFIAR NAS PALAVRAS DE JESUS
 De forma semelhante, o mesmo se aplica a “permanecer em minha palavra” (v. João 8.31). Essa expressão não significa simplesmente “Obedeçam aos meus mandamentos”, e sim: “confiem em minha palavra. Confiem no que eu revelei a vocês a respeito de mim mesmo, e meu Pai e de minha obra”. O contexto de João 8.31,32 confirma:
” Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. A conseqüência de permanecer nas palavras de Jesus é ser liberto. De quê? Do pecado. Da escravidão que Jesus tinha em mente quando disse: “Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado” (v. 34). A libertação do pecado é o fruto de permanecer nas palavras de Jesus: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra [...] a verdade os libertará”. Não pecar é o fruto, não a definição, de permanecer nas palavras de Jesus. Portanto, obedecer aos seus mandamentos, que é outra maneira de descrever a libertação do pecado, não é o significado de permanecer em suas palavras, mas o fruto de permanecer nelas. Concluímos, então, que permanecer em Jesus – em seu amor e em suas palavras – é confiar que ele nos ama realmente em todos os momentos e que tudo o que revelou acerca de si mesmo, de sua obra por nós e de nosso futuro com ele é verdadeiro. Isso nos remete ao que vimos no capítulo sobre crer em Jesus (Mandamento 4).
Crer em Jesus como nossa água viva significa  beber a água – saboreá-la e ficar satisfeito com ela. É o que ocorre com a seiva que flui da videira para o ramo. Nós a recebemos, bebemos, saboreamos e satisfazemos a alma com ela. Essa satisfação diária e continuamente renovada em Jesus é o segredo para produzir frutos. É o que significa permanecer em Jesus.
JESUS NOS MANTÉM LIGADOS A ELE
Pode parecer fácil permanecer, ficar implantado e descansar em Je­sus e beber a água da vida, mas a verdade é que muitas vezes somos tentados a procurar em Outra planta a seiva que nos dá vida. Além de nossas tendências pecaminosas, o Diabo quer arrancar-nos da videira. Jesus disse que precisamos orar diariamente para que Deus nos livre do mal (v. Mateus 6.13). Devemos, portanto, nos lembrar de que Jesus não nos abandona à própria Sorte. Embora ordene que permaneçamos nele, somos responsáveis por isso e culpados se não lhe obedecermos, ele próprio cuida disso. Sem sua ajuda, não conseguiríamos permanecer nele. Jesus mostrou-nos essa verdade pelo menos de três maneiras. Ele afirmou que ninguém poderia arrancar suas ovelhas (os ramos ver­dadeiros) de sua mão.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. (João 10.27-29)
Em seguida, Jesus orou, pedindo que o Pai nos guardasse em seu nome (em Jesus). “Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste [ ... ] Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura” (João 17.11,12). É Deus, portanto, quem realiza a obra decisiva de nos manter ligados à videira.
Jesus dá o exemplo de como ele orava por seus discípulos e os livrava, para que nenhum deles se perdesse. Ele predisse, na véspera de sua morte, que Simão Pedro o negaria três vezes. Em seguida, porém, declarou com autoridade soberana a Simão, palavras de in­centivo que servem para todos nós: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Ma, eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (Lucas 22.31,32). Jesus orou para que Simão mantivesse a fé, e tinha conhecimento do que aconteceria. Ele disse: ”Quando você se converter …”, não “Se você se converter … “. A resposta de Deus à oração de Jesus foi soberanamente decisiva. Sim, a fé de Sim­ão vacilou, e ele pecou ao negar que conhecia Jesus. Mas sua fé não vacilou completamente. Ele não foi cortado da videira. Jesus orou por ele, e não há motivo para pensar que tenha cessado de orar por dessa maneira.
Não estamos perdendo tempo na batalha de permanecer em Jesus. Ela existe, mas não depende de nós. Jesus vence. Ninguém pode e arrancar-nos de sua mão. Jesus e o Pai são maiores que tudo. Portanto, seu mandamento para que permaneçamos nele significa devemos continuar a confiar naquele que nos ajuda a continuar confiando.
Para refletir
§  O que é permanecer em Jesus?
§  Por que “um encontro com Jesus no passado que não tenha continuidade na nossa vida foi um encontro falso”?
§  O que a analogia com a videira nos ensina sobre ter uma vida frutífera?
§  Como permanecer em Jesus tem a ver com confiar nele? O que as experiências dolorosas nos ensinam a esse respeito?
§  Por que permanecer em Jesus nos ensina sobre satisfação? É possível encontrar real satisfação em todos os momentos da vida?


Livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”

   Autor: John Piper – PREFÁCIO DE CARLITO PAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário