Mandamento 3 – Venham a mim - Ame o Senhor de Todo o Seu Coração!

Breaking

Facebook

BANNER 728X90

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mandamento 3 – Venham a mim

                     Mandamento 3 – Venham a mim

MANDAMENTO 3
Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso. (Mateus 11.28)
Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede venha a mim e beba”. (João 7.37)
Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome”. (João 6. 35)
Vocês não querem vir a mim para terem vida. (João 5.40)
Jesus bradou em alta voz: “Lazaro, venha para fora!”
O morto saiu …. (João 11.43,44)
Quando alguém nasce de novo e se arrepende, sua atitude em relação a Jesus sofre uma mudança. Jesus passa a ser o cen tro e o valor supremo da vida dele. Antes do novo nascimento e do arrependimento, centenas de coisas eram, aparentemente, mais importantes e atraentes: saúde, família, emprego, amigos, esportes, música, comida, sexo, passatempos, aposentadoria. Mas quando Deus nos concede a mudança radical do novo nascimento e do arre pendimento, Jesus passa a ser nosso maior tesouro.
SEU JUGO É SUAVE E SEU FARDO É LEVE
Portanto, o mandamento de Jesus: “Venham a mim” não é opres sor, Significa aproximar-se daquele que passou a ser tudo para nós. Jesus não veio ao mundo com a finalidade principal de instituir uma nova religião ou uma nova lei. Ele veio ao mundo para sacrificar-se a favor de nossa alegria eterna e fazer tudo que tivesse de ser feito – até mesmo morrer -, a fim de eliminar todos os obstáculos que impedissem essa alegria eterna nele. “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15.11). Quando Jesus analisou as religiões do mundo, até mesmo o judaísmo de sua época, ele viu muita gente se esforçando para receber o favor das divindades nas quais acreditavam. Jesus não veio subs tituir ofardo que recebemos de Deus. Ele veio para carregá-lo e nos convida a descansar nele. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês omeu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois omeu jugo é suave e omeu fardo é leve” (Mateus. 11.28-30). Não se engane! Há um jugo e um fardo à nossa espera quando nos aproximamos de Jesus (se não fosse assim, não haveria nenhum mandamento), mas o jugo é suave e o fardo é leve.
HÁ UM FARDO, MAS JESUS NÃO É ESSE FARDO
Talvez o fardo não seja tão suave nem tão leve como imaginamos. Jesus também disse: “Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida( 7.14). O caminho não é apertado pelo fato de Jesus ser um Deus severo, e sim porque, neste mundo, é difícil demais amar a Jesus acima de todas as coisas. Nossa tendência suicida de amar outras coisas mais que a Jesus precisa ser anulada. (5.29,30). Além de nosso pecados, muitos ficam irados conosco porque não amamos o que eles amam. Jesus disse: “Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do meu nome” (Lucas 21.16,17).
Jesus, porém, não é o fardo. Quando nos aproximamos de sua presença, ele nos alivia o fardo, alegra nossa alma e dá vida. “Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37). Aproximar-se de Jesus significa saciar a sede, e a água que bebemos na comunhão com Jesus nos dá a vida eterna: “… quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (4.14). O mandamento de nos aproximarmos de Jesus é o mandamento de nos aproximarmos da fonte da vida e saciar a sede.  Jesus não usou apenas a metáfora da água da vida eterna para levar-nos a obedecer-lhe. Ele também nos atraiu com a promessa do pão, o sustento da vida “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome…” (6.35). Jesus é o pão do céu, a fonte e a essência da vida eterna. Ele nos atrai com a promessa de impedir que pereçamos (3:16). O mandamento para nos aproximarmos dele é, portanto, semelhante ao mandamento de um marido rico, bonito, forte e carinhoso à esposa infiel: “Volte para casa!”, ou, ainda, ao mandamento de uma equipe de salvamento que nos encontra agonizando desidratados após dias no deserto: “Beba está água!”
VOCÊS NÃO QUEREM VIR A MIM PARA TEREM VIDA
Esta é a tragédia pessoal do pecado e da cegueira espiritual: as pessoas não se aproximam de Jesus. Ele chorou por seu povo: “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo de suas asas, mas vocês não quiseram” (Mateus 23.37; “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida” (João 5:39,40).
Por que as pessoas não se aproximam de Jesus? De certa forma, a resposta é: porque “nãoquerem”. Elas se recusam. Algumas chamam “livre-arbítrio” essa decisão, Jesus diria que se trata de uma decisão escravizada ao pecado: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado” (8.34). Jesus diria que as pessoas não se aproximam dele porque são escravas de suas preferências por outras coisas: ” … a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz … ” (3.19,20).
Como, então, alguém poderá aproximar-se dele, se todos nós somos escravos do pecado e estamos espiritualmente mortos (v. Mandamento 1)? Jesus respondeu que Deus, em sua infinita misericórdia, vence nossa resistência e nos atrai: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não oatrair; [ ... ] Épor isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai” (6.44,65). Deus concede a dádiva do novo nascimento e do arrependimento, e essa dádiva abre os olhos dos que são espiritualmente cegos para a verdade e a beleza de Jesus. Quando isso ocorre, todas as objeções suicidas caem por terra. Estamos finalmente livres, e, uma vez livres do pecado e da escravidão, aproximamo-nos dele.
“LÁZARO, VENHA PARA FORA!”Jesus veio à Terra para reunir suas ovelhas espalhadas pelo mundo inteiro (11.52). Ele deu a vida por elas e ordena que se aproxi mem dele. Apesar de haver chorado por aquelas que se recusam a obedecer-lhe, seu plano não será frustrado. Jesus reunirá um povo para si. Ele fala com absoluta soberania quando diz: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (10.16). Ele precisa buscá-las. Elas ouvirão sua voz. Elas se aproximarão dele.
 Quando você ouvir a voz de Jesus dizendo: “Venha a mim”, ore para que Deus o faça ver Jesus como irresistivelmente verdadeiro e belo. Ore para que você ouça seu mandamento, assim como Lázaro a ouviu quando estava morto. “Jesus bradou em alta voz: ‘Láza ro, venha para fora!’. Omorto saiu [da sepultura ] … ” (11.43,44). Quando você se aproxima de Jesus dessa forma, nunca mais deixa de louvá-Io e de lhe agradecer par sua graça soberana.
Para refletir
  • O que signifca vir a Jesus? De que forma vir a ele remete à satisfação, alegria e plenitude?
  • Quais são os fardos da vida que pessoas carregam por não atenderem ao chamado de Jesus?
  • Segundo o autor, por que é preciso primeiro se arrepender e nascer novamente para vir a Jesus de forma verdadeira?
  • Você tem enxergado Jesus como o seu maior tesouro?
  • Você reconhece a voz de Jesus chamando-o pelo nome e dizendo “Venha a mim?”. Você deseja vir a Jesus hoje?”

Livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”

   Autor: John Piper – PREFÁCIO DE CARLITO PAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário