Mandamento 6 - Ouça-me - Ame o Senhor de Todo o Seu Coração!

Breaking

Facebook

BANNER 728X90

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mandamento 6 - Ouça-me

Mandamento 6 – Ouçam-me

 MANDAMENTO 6
 “E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei.” (Marcos 7.14)
(Jesus) clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas.8.8)
Vede, pois, como ouvis.”(Lucas.8.18)
Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lc.10.38-42)
As obras e a vida inteira de Jesus são bons argumentos para explicar porque devemos ouvir sua Palavra. Nas páginas dos Evangelhos, há motivos de sobra para desligar a TV e ouvir Jesus. Aqui estão alguns desses motivos e outros do porque muitas pessoas não ouvem a Jesus.
NINGUÉM JAMAIS FALOU DA MANEIRA COMO ESSE HOMEM FALA
O ministério de Jesus  foi tão impressionante e tão ameaçador, que seus adversários queriam vê-lo fora do caminho. Os fariseus “enviaram guardas do templo para o prenderem” (João 7:32). Para espanto deles, porém, os guardas do templo voltaram de mãos vazias, não porque Jesus tivesse guarda-costas eficientes, mas porque seus ensinamentos eram fascinantes. “Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhe perguntaram: ‘Por que vocês não o trouxeram?’ “Ninguém jamais falou da maneira como esse fala’, declararam os guardas” (v. 45, 46). Depois que ouviram as palavras de Jesus, eles não puderam levar adiante a missão de prendê-lo.
AS PALAVRAS DE JESUS SÃO AS VERDADEIRAS PALAVRAS DE DEUS
Quando Jesus terminou o famoso Sermão do Monte, ”as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei” (Mateus 7,28,29). Essa autoridade não se baseava num traço de sua personalidade nem em técnicas pedagógicas. Suas palavras têm autoridade e poder, diz Jesus, porque são palavras de Deus. “Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar” (Joao 12:49); “… portanto o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer” (12.50; v. 8:28); “… Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou” (João 14.24). As palavras de Jesus têm autoridade, porque quando ele fala, Deus fala. As palavras de Jesus provêm de Deus, o Pai, e ele as fala como Deus, o Filho.
AS PALAVRAS DE JESUS SILENCIAM PODERES SOBRENATURAIS
No entanto, a autoridade das palavras de Jesus não está apenas no poder extraordinário de revelar as verdades de Deus. Há uma dimensão maior. Ela também tem força para derrotar poderes sobrenaturais. Certa vez, ao defrontar com um endemoninhado, Jesus repreendeu o espírito imundo e disse: “Cale-se e saia dele!” (Marcos 1.25). Ao ver o espírito agitar-se e sair, “Todos ficaram tão admirados que perguntaram uns aos outros: ‘O que é isto? Um novo ensino – e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!’” (v. 27). O mesmo poder da palavra de Jesus curou um leproso (Mateus 8:3), um surdo (Marcos 7:34,35) e um cego (Mateus 9:28-30). O mais admirável de tudo foi que, com um simples mandamento, Jesus ressuscitou três pessoas: “Menina, eu lhe ordeno, levanta-se!” (Marcos 5:41,42); “Jovem, eu lhe digo, levanta-se!” (Lucas 7:14,15); “Lázaro, venha para fora!” (João 11:43,44).
JESUS TEM AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA
As palavras de Jesus foram vida de várias maneiras. Tinham o poder de preservar e restaurar a vida física, mas, acima de tudo, foram o caminho indispensável para a vida eterna. É maravilhoso ser ressuscitado - mas não para perecer no inferno depois. Há um elemento extraordinariamente precioso nas palavras de Jesus e um motivo muito importante para ouvirmos o que ele diz: suas palavras  levam à vida eterna.
Certa vez, depois de terem ouvido palavras duras  de Jesus, “muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos doze: `Vocês também não querem ir?` Simão Pedro lhe respondeu: `Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna` (João 6.66-68). A reação de Pedro não foi a de simples entusiasmo por um mestre carismático. Jesus confirmou o raciocínio de Pedro: Ö Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida”(v. 63). Jesus concorda. Suas palavras são de vida eterna. Todos os que almejam a vida eterna devem ouvir as palavras de Jesus. Como as palavras de jesus proporcionam vida eterna? Vimos que, para ter vida eterna, precisamos crer em Jesus: “… a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna…”(João 6.40; v. Mandamento 4). As palavras de jesus levam a vida eterna porque despertam essa fé. A crença em Jesus não ocorre por um passe de mágica. Ocorre quando ouvimos a Palavra de Deus por intermédio de Jesus.
AS PALAVRAS DE JESUS DESPERTAM A FÉ
Uma das parábolas mais importantes de Jesus é da semente lançada em quatro tipos de solo. A semente representa a Palavra. Parte dela foi pisada porque caiu a beira do caminho, e as aves comeram. Jesus apresenta esta explicação: Äs que caíram a beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam  e não sejam salvos”(Lucas 8:12). Isso mostra que, para jesus, suas palavras são o elemento fundamental para crer e ser salvo. Se forem dispersas, não haverá fé em Jesus, e não havendo fé em Jesus, não haverá salvação – não haverá vida eterna. É necessário ouvir primeiro as palavras de Jesus e depois crer nele para ter vida eterna. “… Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna…”
(João 5:24).
As palavras de Jesus despertam fé porque revelam quem ele ;e realmente e o que faz para obter vida eterna para nós. Vemos a glória de Jesus e a auto-suficiência de sua obra em suas palavras; mas nem todos vêem isso. Alguns ouvem suas palavras, mas não as ouvem como verdadeiras e atraentes. Entendem o que ele diz, mas não consideram suas palavras belas e convincentes. Por essa razão, Jesus disse: “… Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem”(Mateus 13.13).
POR QUE ELES NÃO OUVEM NEM CRÊEM?
Por que muitos não ouvem o que Jesus está dizendo? Jesus disse aos seus mais terríveis adversários: “… [vocês] estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra”(João 8:37). Que frase reveladora: ˜Em vocês não há lugar  para a minha palavra!” A mente e o coração daqueles homens eram moldados (ou obstruídos) de tal forma que, quando Jesus falava, suas palavras não encontravam lugar no coração deles. Isso dá a entender que talvez exista um anseio pelas palavras de Jesus, e esse anseio nos capacite a ouvi-lo. É o que, de fato, Jesus ensina.
Durante o julgamento de Jesus, no fim de sua vida, Pilatos forçou-o a confessar que ele se considera Rei dos judeus. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade”(18.37). Jesus veio para falar a verdade. Suas palavras são verdade. Pilatos perguntou com cinismo: “Que é a verdade?”(v. 38), ou seja, “não havia lugar” em Pilatos para as palavras de Jesus. Isso, porém, não abalou a Jesus nem significa que Pilatos tenha impedido o plano de Deus. Jesus teve a palavra final e decisiva sobre Pilatos: “… todos os que são da verdade me ouvem” (v.37). Eis outra frase reveladora. Não apenas: Em vocês não há lugar para a minha palavra”, mas também esta, mais poderosa: “Todos os que são da verdade me ouvem”. Por um lado, há pessoas que não têm lugar no coração nem na mente para a voz de Jesus. Por outro, há pessoas que são da verdade. Elas ouvem a Jesus. Nelas, existe lugar para as palavras de Jesus. Existe, por assim dizer, um anseio moldado pela verdade para ouvir a voz de Jesus.
QUEM PERTENCE A DEUS OUVE A PALAVRA DE DEUS
Jesus identifica os dois tipos de ouvintes com duas outras frases. Se eles não ouvem, não pertencem “a Deus”; se ouvem, são suas “ovelhas”. Ele descreve assim os que não ouvem: “Aquele que pertence  a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus” (8.47). Temos, agora, três descrições dos que não ouvem: neles, “não há lugar” para as palavras de Jesus; eles “não são da verdade”; eles não pertencem “a Deus”. Essa é uma revelação grave. Significa que nossa condição de pecadores nos incapacita para ouvir a verdade – principalmente se ela vier de Jesus.
Não somos neutros como um metrônomo colocado entre a a verdade e o erro, aguardando serenamente o inclinar-se para um lado ou para o outro. Não, temos a forte propensão de nos inclinar para o egoísmo e para todos os erros que o sustentam. Quando jesus fala, se Deus não nos der ouvidos para ouvir e olhos para enxergar, não haverá lugar em nós para as palavras de Jesus. Isso explica por que Jesus disse:
Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”. (Lucas 10:21-22)
Em seguida, Jesus voltou-se para os discípulos e declarou: “Felizes são os olhos que vêem o que vocês vêem”(v.23). Felizes realmente, e abençoados por Deus! Essa forma de ver é obra de Deus. Só Deus pode nos dar olhos para ver e ouvidos para ouvir. É por isso que Jesus diz que quem não ouve suas palavras não pertence “a Deus” (João 8.47). Essa é a benção de que necessitamos desesperadamente – a bênção de que Deus providenciará um lugar para a verdade em nosso coração.
“AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ”
Por fim, Jesus diz que aqueles que têm um lugar para a verdade são suas ovelhas: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”(João 10.27). Sabemos, portanto, que seremos suas ovelhas se ouvirmos sua voz. Sabemos que seremos suas ovelhas se houve um lugar para suas palavras em nosso coração, um lugar moldado pela verdade, e se aceitarmos com alegria o que ele diz. Portanto insisto, em nome de Jesus, que você ouça suas palavras . Seja como Maria e sente-se aos seus pés (Lucas  10.39,42). Não dê as costas ao mandamento do Pai no monte da transfiguração: “Este é o meu Filho amado com quem me agrado. Ouçam-no!” (Mateus 17.5). Não despreze a beleza e a misericórdia destas palavras:  “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Marcos 13.31). Não se odeie por haver rejeitado aquele  que disse:  “Tenho lhes dito estas palavras para que [...] a alegria de vocês seja completa” (João 15.11; v. 17.13) Ouça Jesus!
Para refletir
§  Por que as palavras de Jesus atraíam tantas pessoas? Por que elas têm tanta autoridade?
§  Por que devemos ouvir as palavras de Jesus nos dias de hoje?
§  De que forma as palavras de Jesus nos levam à vida eterna?
§  As palavras de Jesus têm despertado fé na sua vida? O que você tem aprendido a cerca de Deus e seu amor por você por meio das palavras de Jesus?
§  Reflita: no seu coração e na sua mente há lugar para as palavras de Jesus?


Livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”

   Autor: John Piper – PREFÁCIO DE CARLITO PAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário